quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pauta Ed. Infantil (baby, minimaternal, maternal, nível I e nível II)

ü  Boas vindas;
ü  Apresentação da professora;
ü  Expectativas da turma;
Semana de adaptação
“Chegou o grande dia”

A adaptação é um processo contínuo de mudança, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento que acontece quando a criança ingressa na escola. Tudo é novo: a professora, os amigos, o ambiente, os desafios que encontrará e o grupo em que será inserida.
Essa fase poderá ser difícil e demorada. É necessário tempo para que a criança possa aprender essas novas situações que vivenciará.
Também é preciso que os pais e responsáveis tenham paciência para que a criança fique tranquila e sinta-se segura diante do “novo”.
A convivência familiar é, sem dúvida, insubstituível, mas é na escola que as crianças tem a possibilidade de ampliar essa convivência e seus conhecimentos, uma vez que é na interação com o “outro” que esses conhecimentos se constroem e se firmam.
Seguem algumas dicas para este período:
ü  Incentivem a criança para o primeiro dia de aula como sendo um dia repleto de surpresas.
ü  Permitam que a criança leve um brinquedo para a escola, proporcionando maior segurança.
ü  Em caso de choro ou resistência para entrar, evitem levar a criança de volta para casa, pois tal atitude dificulta o processo de adaptação.
ü  Caso sintam necessidade, procurem as professoras para esclarecer eventuais dúvidas, afinal elas são importantes aliadas nessa nova fase.
Desde já, agradecemos a confiança depositada em nosso trabalho e a opção pelo Colégio Autêntico. Esperamos corresponder às expectativas de todos.

Semana de adaptação Ed. Infantil
Calendário de atividades especiais

SEMANA DE ADAPTAÇÃO
Segunda – feira
27/01
“Bolhas de sabão”
Neste dia faremos brincadeiras com bolas de sabão
Terça – feira 28/01
“Gincana”
Realizaremos uma divertida brincadeira na quadra
Quarta-feira
29/01
“Caça ao tesouro”
Descobriremos o tesouro perdido do Colégio

Quinta – feira
30/01
Pintura facial

Sexta- feira
31/01
Dia das brincadeiras molhadas”
*Enviar roupas de banho, toalha, chinelos, protetor solar, boné e uma troca de roupa.
Tragam  brinquedos  e baldes para tornarmos nossa tarde ainda mais divertida.
Enviar todos os pertences com nome
Para facilitar nosso trabalho, pedimos que enviem as crianças com a roupa de banho por baixo no caso de sunga e biquínis.



Horários
Para as turmas do baby, minimaternal, maternal e nível I
27/01 –7h30 às 9h /13h30 às 14h30 (acompanhante durante todo o período)
28/01 – 7h30 às 9h30/13h30 às 15h30 (pais acompanham somente na entrada)
29/01 – 7h30 às 10h30/13h30 às 16h (com lanche sem acompanhante)
30/01 – 7h30 às 11h /13h30 às 17h
31/01 – 7h30 às 11h /13h30 às 17h 

Para a turma do nível II
27/01 – 7h30 às 11h / 13h30 às 17h  (pais acompanham somente na entrada)
28, 29,30 e 31/01 –7h30 ao 11h/13h30 às 17h

Para a turma do 1º ano
29/01 Início das aulas -  7h30 às 11h /13h30 às 17h  (pais acompanham somente na entrada)
28, 29,30 e 31/01 –7h30 às 11h /13h30 às 17h
Obs. Cada aluno deve respeitar o respectivo horário  em que está matriculado
**Horários diferenciados para o PI e semi-integral


Avisos Gerais

ü  Atenção com o uso das garrafinhas de água. Em dias quentes, o uso, bem como o a higienização da mesma é indispensável.
ü  Para maior segurança e comodidade de todos, pedimos que no horário da entrada deixem as crianças na sala junto com a Professora;
ü  Toalha de higiene e toalha para o lanche: devem permanecer nas mochilas/lancheiras e a higienização deve ser feita DIARIAMENTE em casa.
ü  Lição de Casa:
Maternal: uma vez na semana .(terças-feiras) a partir do 2º semestre duas vezes na semana
Nível I: duas vezes na semana. (segundas-feiras e quartas- feiras) a partir do 2º semestre três vezes na semana
Nível II: 4 vezes na semana (exceto sexta-feira)
Obs. É importante ter um lugar aconchegante para realizar as tarefas, bem como manter em casa um estojo com lápis, borracha, apontador, cola e tesoura.
Ressaltamos a necessidade de participação e acompanhamento da família nas rotinas escolares;
ü  Estamos à disposição para agendarmos um horário para sanarmos quaisquer dúvidas, que por ventura possam surgir ao longo do ano.
ü  Pedimos que, no horário entrada e saída evitem transmitir recados e conversas longas com a professora, para estas podemos marcar reuniões individuais.
ü  Horário regular de aula:
Manhã: 7h30 ao 12h(portão abrirá às 7h15 para entrada e às 11h45 para saída)
Tarde: 13h30 a 18h (portão abrirá às 12h50 para entrada e às 17h45 para saída)
ü  Fiquem atentos aos objetos levados por engano. Façam com que a criança reflita sobre sua atitude e traga o objeto à sala de aula.
ü  O horário definitivo com todas as atividades da semana será entregue até a 1º semana de março.
ü  Dia do brinquedo: ocorrerá uma vez por semana (sexta-feira). Solicitamos não trazer armas ou espadas.
ü  É obrigatório o uso do uniforme do colégio, inclusive o blusão.
Para as aulas de Ballet e Judô o uso do uniforme é OBRIGATÓRIO. (Aquisição D. Odília tel:2457-5254 ou peças a pronta entrega na secretaria do Colégio)  
É necessário marcar todas as peças do uniforme com nome e turma.
Para segurança  os alunos deverão calçar tênis, jamais sandálias e botas;
ü  Aulas extras (Ballet, Inglês, Ed. Física, Música e Judô)
Nas primeiras semanas não há horário definido, posteriormente todos receberão os horários e maiores informações sobre as aulas via agenda;
ü  A agenda é o meio de comunicação entre a escola e a família, deve ser monitorada e estar na mochila todos os dias.
ü  Remédios: Enviar somente quando necessário e com receita médica. Na agenda deverá constar dosagem e horário a ser ministrado.
ü  A mochila deverá ser trazida todos os dias com: uma troca de roupa e agenda.
 Baby e Minimaternal: enviar 2 trocas e 4 fraldas (para aqueles que usam)

ü  Cantina: para as crianças da Ed. Infantil (baby, minimaternal, maternal, nível I e nível II) é de OBRIGATORIEDADE discriminar na agenda o tipo de lanche e o valor que foi enviado. Também é permitida a entrada dos pais, para que os mesmos possam executar a compra.
          Nas próximas semanas disponibilizaremos o cardápio da Cantina via agenda.
       
ü  Na Ed. Infantil os alunos costumam pintar o rosto e as mãos durante algumas aulas “especiais”, pedimos que em caso de não concordância informar à professora.
               Lembramos que todos os produtos utilizados são antialérgicos


Aniversários:
O objetivo da comemoração é celebrar a vida com os amigos e professoras,


Festa I (com suspensão de lanche)
Salgadinhos
Docinhos
Suco/refrigerante
Bolo e vela
Descartáveis
Presença dos pais
Decoração


Festa II (sem suspensão de lanche)

Bolo e vela
Suco/refrigerante
Descartáveis
Sem a presença dos pais


ü  São permitidas as comemorações para os alunos da Ed. Infantil (baby ao nível II)
ü  É permitido apenas um aniversário por semana, portanto, o responsável pela criança deve agendar a data com a Professora, com antecedência,  e especificar o tipo de festa;
ü  As comemorações são realizadas depois do lanche, ou durante o mesmo. O lanche será suspenso no dia anterior caso seja a festa I;
ü  Poderão ser comemorados em espaços determinados pelo Colégio;
ü  Não é permitido o uso de convites, bem como a troca de presentes;
ü  Para melhor organização, é permitida a entrada de 2 convidados (somente na festa I). Por favor, não insistam!
ü  No caso de enfeites, os responsáveis pela criança, ficam com a tarefa de organizar e montar tudo no espaço reservado para a comemoração (este item refere-se somente a festa I);
ü  Tudo deverá ser entregue 20min antes do horário estipulado pela professora;
ü  O convite para festas fora do colégio poderão ser entregues desde que seja para todos os colegas de classe.
ü  Não serão permitidos enfeites de parede;
ü  As lembrancinhas são opcionais, poderão ser entregues no Colégio e abertas em casa;


Eq. Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário